O Crea-SP realizou na noite sexta-feira a cerimônia de abertura do Colégio Estadual de Inspetores, que acontece junto com o Seminário Estadual de Fiscalização – SEFISC 2018, até o domingo (25), no Sesc Bertioga. Em sua 17ª edição, o SEFISC é o mais importante evento de fiscalização do exercício profissional promovido pelo Conselho e reúne neste ano cerca de 2.500 profissionais, entre Inspetores (somente nessa função honorífica são mais de 1.600 profissionais), Conselheiros, Diretores, Gestores e Agentes Fiscais do Crea-SP, além de presidentes e outros dirigentes de Associações Profissionais.

Compuseram o dispositivo de honra da abertura solene do evento (foto acima, da esquerda para a direita), o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. GLAUCO EDUARDO PEREIRA CORTEZ; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª MARIA EDITH DOS SANTOS; o Presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga, Eng. PAULO ROBERTO MARIA VELZI, neste ato representando o Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP; o Prefeito do Município de Bertioga, Eng. Civil CAIO MATHEUS; o Presidente do Crea-SP, Eng. VINICIUS MARCHESE MARINELLI; o Gerente do Serviço Social do Comércio – SESC em Bertioga, MARCOS ROBERTO LAURENTI; o Inspetor do Crea-SP em Bertioga, representando todos os inspetores do Conselho, Eng. MARCELO GODINHO LOURENÇO; o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. EDSON NAVARRO; e a Diretora de Entidades de Classe do Crea-SP, Engª CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA SORNAS CAMPOS, representando o Fórum das Entidades de Classe do Conselho.

O Colégio de Inspetore s é um fórum permanente composto por Inspetores e pelo Presidente do Crea-SP, , na definição de estratégias para melhorar as relações institucionais com a sociedade, e na valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como importantes agentes transformadores para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

De maio a setembro deste ano o Crea-SP realizou 7 fases preparatórias para o Colégio Estadual, sediadas nos seguintes municípios: AdamantinaSorocabaGuarujáAssisFrancaRio Claro e Votuporanga. Em cada etapa foram apresentados os resultados de diligências regionais realizadas por forças-tarefa do Conselho e agora, no Encontro Estadual, será apresentado o resultado final de todas as ações – mais de 140 mil atividades da área tecnológica fiscalizadas, ultrapassando os números do ano passado.

Na abertura do evento o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli (foto acima), enfatizou que “o Conselho apresenta agora os melhores resultados de fiscalização de sua história e, para darmos continuidade a esta boa fase, vamos focar em tecnologia de ponta em 2019”.

Também em breve pronunciamento, o prefeito de Bertioga, Eng. Civil Caio Matheus, elogiou a atual administração do Crea-SP, lembrando que “um presidente proativo como o Vinicius só pode resultar neste Crea em busca da modernidade e da excelência”.

A PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO

Na manhã do sábado o Presidente do Crea-SP fez breve exposição dos principais resultados de sua gestão nos últimos dois anos. Ainda fazem parte da programação, que se estende até amanhã, a apresentação do resultado final dos trabalhos de fiscalização em 2018, palestras, visitas técnicas e discussões para aprimoramento das ações em 2019 fazem parte da agenda do sábado e domingo.

Iniciando os trabalhos do sábado, o Diretor de Turismo do Município de Bertioga, FILIPE TONI SOFIATI (foto acima), falou sobre as principais atrações da cidade, apresentando inclusive a agenda de lazer do Verão 2019.

Na sequência, o Superintendente dos Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva (na foto acima, à direita), reuniu coordenadores e representantes das Câmaras Especializadas para anunciar a apresentação dos profissionais aos Inspetores na parte da tarde.

Encerrando a programação na manhã do sábado, o Geólogo Everton de Oliveira (foto acima), do Instituto Água Sustentável, falou sobre “Mina d’água: os profissionais do Crea-SP e o futuro do planeta”.

SÁBADO À TARDE

No exercício de 2018 Inspetores e Agentes Fiscais integraram rotinas cada vez mais preventivas, em lugar de medidas punitivas, consolidando o escopo do Conselho. Assim, o número de processos encaminhados pelas equipes de fiscalização para análise das Câmara Especializadas voltou a crescer. A Superintendência de Colegiados, especialmente empenhada em apresentar aos Inspetores os Planos de Fiscalização das Câmaras Especializadas, promoveu com seus coordenadores as oito palestras dos órgãos decisórios, iniciando com a apresentação da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica pelo seu coordenador, Eng. Célio Lacerda.

A apresentação da Câmara Especializada de Engenharia Química foi providenciada pelo Eng. Marcelo Alexandre do Prado (acima).

A apresentação da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica foi realizada pelos Engenheiros Tadeu Cunha e Sergio Ricardo Lourenço (nas fotos abaixo). O coordenador, Eng. JANUÁRIO GARCIA fez a abertura das palestras.

Acima, o Eng. Tadeu Cunha.

Na foto acima, Eng. Sérgio Ricardo Lourenço.

Coordenador da Câmara de Engenharia de Agrimensura, Eng. JOÃO FERNANDO CUSTÓDIO DA SILVA.

Na apresentação da Câmara Especializada de Engenharia Civil, o coordenador Eng. José Eduardo de Assis Pereira, o adjunto Eng. Paulo César Lima Segantine, e o assistente técnico, Eng. Marcolino.

Coordenador da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, Geólogo RONALDO MALHEIROS FIGUEIRA

Câmara de Agronomia coordenador Eng. FABIO OLIVEIRI DE NOBILE.

Representando a Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Eng. MAURICIO CARDOSO DA SILVA.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV
Reportagem: 
Jorn. Guilherme Monteiro. 

 

Fonte: CREA-SP http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2018/11/23/colegio-estadual-de-inspetores-e-xvii-sefisc-continuam-neste-sabado/3052

APEAESP © Copyright 2018